sábado, 19 de abril de 2008

Pioneiro do rádio saiu de Belo Jardim

Ademar Casé é daquelas figuras que muita gente gostaria de ter conhecido. Nascido numa família de poucas posses, em Belo Jardim, no interior de Pernambuco, se tornou conhecido nacionalmente pelo programa de rádio que levava seu nome e ficou no ar durante 20 anos, a partir de 1932. Casé se firmou mais como produtor do que como artista e a família agora busca resgatar sua memória. Um dos responsáveis por dinamizar a programação do rádio, criando espaço para os músicos e cantores e valorizando o teatro e a música clássica nos estúdios, ele é tema do documentário Programa Casé - O Pioneiro da História, que está sendo preparado pela Pindorama Filmes, produtora da atriz Regina Casé e seu marido, o fotógrafo e diretor de cinema e TV, Estevão Ciavatta.

Com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Belo Jardim, Estevão esteve com a família e a equipe de filmagens no interior do Estado no fim de semana passado. Eles gravaram na Feira de Caruaru e no Alto do Moura, onde Geraldo Casé, pai da atriz e primogênitode Ademar Casé, visitou a Casa de Mestre Vitalino. "Estamos refazendo a viagem que meu pai fez com a família em 1948. Ele voltou a Belo Jardim quando melhorou de vida, veio de navio, trazendo o carro importado. Papai chegou a vender laranjas no porto, vendeu rádios Philips e estar aqui de novo é uma experiência inusitada", garante Geraldo Casé.
O grupo, com 11 pessoas, sendo seis da equipe de filmagem, teve passagens aéreas e hospedagens pagas pelo Governo. Mas o documentário, orçado em R$ 800 mil, está inscrito nas Leis Rouanet e do ICMS do Rio de Janeiro, equivalente ao Sistema de Incentivo à Cultura Estadual e precisa de verba para ser finalizado. O projeto vem sendo tocado há cinco anos. "Estamos atrás de financiamento para terminar a produção. O que talvez aconteça no final deste ano", adianta Estevão Ciavatta, que também dirige o Um Pé De Quê?, programa da TV Futura, que mostra as árvores existentes em território brasileiro.

Além dele, de Regina Casé e do pai da atriz, participaram da viagem, Benedita, filha de Regina, Virgínia, irmã da atriz, e outros bisnetos de Ademar. Em Belo Jardim, a pequena caravana de Regina Casé recebeu homenagens e ajudou a inaugurar o laboratório de informática da faculdade Fabeja (Autarquia Educacional de Belo Jardim). "Acho fantástico que tenha sido algo ligado à tecnologia, porque meu avô adorava a modernidade, sem perder os costumes nordestinos. Se a fita cassete enganchava no rádio, ele metia uma peixeira", conta Regina.

Nenhum comentário: