quarta-feira, 16 de abril de 2008

JOAQUIM NABUCO

Joaquim Nabuco ou Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, nasceu em 19 de Agosto de 1849 em Pernambuco, faleceu em 17 de Janeiro de 1910 em Washington, DC. Filho de um rico jurista e político baiano, José Thomaz Nabuco de Araújo, que se radicou no Recife, Joaquim Nabuco se opôs de maneira veemente a escravidão, contra a qual ele lutou tanto por meio de atividades políticas e quanto de seus escritos. Ele fez campanha contra a escravidão na Câmara dos Deputados de 1878, e fundou a Sociedade Anti-Escravidão Brasileira. Ele foi em grande parte responsável pela abolição da escravidão em 1888, e depois da derrubada da monarquia brasileira ele se retirou da vida pública por algum tempo.
AS FRASES ABAIXO DE JOAQUIM NABUCO, FICARAM NA HISTÓRIA:
1 - Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.
2 - O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida.
3 - Os invejosos invejam-se reciprocamente.
4 - A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete.
5 - O reinado da mulher talvez venha um dia a ser realidade, mas será precedido por uma greve geral do amor. O sexo que suportar por mais tempo essa inatividade acabará por triunfar sobre o outro.
6 - A escravidão não consetiu que nos organizássemos e sem povo as instituições não tem apoio, a sociedade não tem alicerce.
7 - ...enquanto a nação não tiver consciência de que lhe é indispensável adaptar à liberedade cada um dos aparelhos do seu organismo de que a escravidão se apropiou, a obra desta irá por diante mesmo que não haja mais escavos.

Nenhum comentário: