terça-feira, 16 de setembro de 2008

O SARAPATEL DA ZEZA


Segundo Aurélio, sarapatel é uma iguaria preparada com sangue, fígado, rim, bofe, tripas e coração de certos animais,especificamente porco e carneiro, com abundância de molho, e bem condimentada.E por falar em sarapatel, veio-me à lembrança o sarapatel preparado por Josefa Gomes Vieira de Souza, a Zeza de Vavá,maestro da banda Filarmónica São Sebastião, de Belo Jardim.
Conheci Zeza em meados dos anos 70,quando eu, Carmem minha esposa e André meu filho primogênito, morávamos no bairro do Ipsep, no Recife. Fizemos uma grande amizade. Amizade de irmãos.E Zeza foi e continua sendo interessada e muito pelas notícias de Belo Jardim. Ela conheceu Vavá, quando este ainda era soldado músico o Exército, em Socorro, Jaboatão.
Vindo da localidade Chã dos Patinhos em Vitória de Santo Antão para morar com seus pais em terras da Usina Pedrosa, em Cortês, Zeza transferiu-se depois para o bairro de Tejipió, onde estudou no Colégio Dulce Campos.E foi ai ,que conheceu Vavá que morava com Lula Dragão,que também era músico-militar,numa rua defronte do colégio. Vavá não resistiu ao assédio da filha de D.Joana,uma descente de índios e terminaram juntando os chinelos há 46 anos.
Zeza ,desde menina, tinha tendências de mulher prendada.Cozinha bem e sabe receber melhor ainda as visitas em sua casa. Nos eventos caseiros nunca falta o famoso sarapatel, o prato especial que se destacava como o "o melhor da festa".O sarapatel da Zeza não tem segredo nenhum como ela gosta de dizer. É feito com miúdos, sangue, fígado,rim,bofe e coração do porco. Bem condimentado, bem lavado e escaldado em água quente e limão.Leva ainda cominho, pimenta do reino, colorau, sal a gosto, vinagre, alho,cebola, tomate sem pele, coentro,cebolinha, pimentão. Ela passa cerca de duas horas para cortar a banha para temperar o torresmo e essa banha é usada no próprio sarapatel. Ela também tempera o sarapatel com os temperos secos, cominho, colorau, sal, alho e pimenta do reino e coloca no fogo.
Depois, corta os temperos verdes num trabalho que tem a duração de quase 4 horas. Faz mais de 35 anos que eu e minha família convivemos com Vavá e Zeza. E Zeza é para nós como uma autêntica irmã; O sarapatel, nesse caso,representa um elo entre Vavá, Zeza, eu, Carmem, André e agora, Daniela.O resto fica por conta do respeito e da admiração que comungamos com bastante reciprocidade.
O maior segredo do sarapatel da Zeza e que ele é feito com muito higiene e com muito carinho.É servido simplesmente com farinha e limão.E tem umadupla vantagem: não faz mal ao estômago e faz bem à saúde,principalmente a do bolso do convidado.


Bartolomeu Marinho (membro da Academia Belojardinense de Letras)

Nenhum comentário: