quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

COLETÂNEA "OS 80 ANOS DE BELO JARDIM"


Belo Jardim é uma das maiores cidades da região agreste de Pernambuco.

A infra-estrutura de Apoio Turístico da cidade disponibiliza hotéis, bancos, lojas, clubes sociais, agências de viagem, lojas de artesanato, correios, cyber-café, bares e restaurantes típicos.

A cidade conta com aeroporto e é atendida por transporte rodoviário pela BR 232.

HISTÓRIA
A Fazenda Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus.

Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Capim. Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Camachio, quando pregava as missões naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual Nr. 260, de 03 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Pertencente ao Município do Brejo da Madre de Deus, enquanto este vivia em decadência, a vila banhada pelo Bituri progredia a olhos vistos, estabelecendo-se uma grande rivalidade e permanente disputa pelo poder, culminando com a ascensão de Belo Jardim a condição de sede do Município do Brejo da Madre de Deus e, concomitantemente, elevada a categoria de cidade graças ao dispositivo da Lei orgânica dos Municípios (Lei \par 991, de 01/07/1909). Essa nova situação de cidade sede municipal deu-se pela lei no. 1.627, de 29 de marco de 1924, permanecendo ate 1928, quando, desmembrado do município do Brejo da Madre de Deus cuja sede voltou a ser a cidade de igual nome, foi criado o novo Município de Belo Jardim pela Lei Estadual no. 1931, de 11 de setembro do mesmo ano, tendo sido instalado em 01 de janeiro de 1929.
COMO CHEGAR:

De carro - partindo de Recife pela BR-232, distante aproximadamente 184 km.

De ônibus - no Terminal Integrado de Passageiros (TIP)(81) 3452-2665 ou 3452-1819.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES :

A cidade de Belo Jardim possui atrativos naturais convidativos, entre eles :

1 - Cachoeira Engenho Tira-Teima (com uma queda de 20metros),

2 - Corredeira da Espalhadeira (com pontos de banho),

3 - Serra dos Ventos (lugar paradisíaco),

4 -Serra do Caboclo, entre outras atrações.

Anualmente realiza a FESTA DAS MAROCAS (julho) e o JARDIM CULTURAL, no mês de setembro, um megaevento com shows de artistas regionais e nacionais, oficinas de arte, exposições, dança, etc.


EM 2008, A ACADEMIA BELOJARDINENSE DE LETRAS E ARTES PUBLICOU O LIVRO " OS 80 ANOS DE BELO JARDIM ".

Nenhum comentário: