quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concurso premia estudantes que fizerem trabalhos sobre Joaquim Nabuco


Prêmio será de R$ 5 mil para cada categoria. Serão avaliados textos sobre a vida do patrono do Poder Legislativo de Pernambuco.


As inscrições para o Concurso História Ilustrada: vida e obra de Joaquim Nabuco foram prorrogadas até 30 de setembro. A iniciativa, que faz parte das comemorações do Ano Nacional Joaquim Nabuco, é da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é premiar os melhores trabalhos realizados por estudantes dos Ensino Fundamental e Médio sobre o patrono do Poder Legislativo. Os resultados serão divulgados no dia 12 de novembro e a premiação será realizada no dia 19 do mesmo mês, no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, local onde Nabuco passou a infância.
O vencedor de cada categoria vai receber o prêmio em dinheiro, no valor de R$ 5 mil. Já as respectivas escolas deverão ganhar computadores que serem utilizados pelos alunos.
Para produzir textos ilustrados e inéditos, os estudantes devem explorar a trajetória de vida e a obra do pensador, político, escritor, jornalista, jurista, diplomata, historiador e abolicionista, que nasceu no século XIX e viveu até o início do século XX. As inúmeras biografias já escritas sobre o pernambucano registram as múltiplas facetas de um “cidadão do mundo e árduo defensor de ideais libertários.” Nabuco é ainda classificado como um dos mais inspiradores personagens históricos e fonte riquíssima de pesquisa.
Os trabalhos podem ser de autoria individual ou coletiva (de até três alunos) e conter no mínimo seis e, no máximo, dez páginas, em tamanho A4, no modo paisagem (horizontal). No quesito linguagem, os concorrentes podem usar a linguagem formal ou coloquial. Os textos podem ser manuscritos, datilografados ou digitados. As normas atuais da Língua Portuguesa, conforme recente Acordo Ortográfico entre os países que usam oficialmente o idioma, devem ser respeitadas. As ilustrações poderão ser feitas em diversas técnicas e tipos de traços. O formulário de inscrição, bem como as instruções para a elaboração dos trabalhos, está disponível no site da Fundaj: www.fundaj.gov.br.

Nenhum comentário: